Qual a semelhança entre Skol360 e Água Crystal?

(By JP)

Toda e qualquer campanha de uma marca, tem por obrigação, seguir as diretrizes estratégicas do negócio. Seja para reforçar um novo posicionamento, sustentar um antigo, inaugurar um novo segmento ou até mesmo um esforço para gerar caixa de curto prazo. Enfim, existem diversos motivos para decidir fazer uma campanha publicitária. Seguindo esse raciocínio, a cerveja Skol 360(Ambev) e a Água Crystal(Coca-Cola) deixam explícito uma manha já batida em um mercado tão competitivo quanto o de bebidas – a redução de custos.

Quando a cúpula estratégica da empresa decide reduzir custos de produção, a campanha publicitária tem que acompanhar essas mudanças e, mostrar para o consumidor final e intermediários que essa alteração na estrutura de custos é pra melhor. É nesse ponto que admiro essas duas marcas, que apesar de estarem reduzindo custos de seus produtos, estão comunicando para o consumidor que é uma mudança pra melhor. É nesse ponto que pessoas acham que campanhas são mentirosas, publicidade é enganação, publicidade manipula opinião. Na verdade, o que essas marcas estão fazendo é transformando uma fraqueza em oportunidade, ou melhor, transformando uma redução de custos em valor. Por mais que esse valor seja apenas emocional.

A Skol360 é a cerveja que não empapuça. A Água Crystal é única garrafinha que da pra torcer, e, ainda sim, ajuda o meio-ambiente com menos X% de poluição. Legal né? A verdade por traz disso é que a Skol colocou mais água na cerveja, reduziu insumos caros como lúpulo, malte, etc que são importados, e ainda lançou um produto em um mercado que novidades são bem-vindas. Já a Crystal está usando menos resina na produção do receptáculo deixando a garrafa mais fina, por isso ela torce. Sendo assim, é óbvio que a Skol360 desce mais fácil e não te deixa cheio, afinal, você ta bebendo água! Quanto a Crystal, a Coca-Cola não vai lançar uma campanha falando que rentabilizou 30% do seu lucro líquido com essa mudança na produção, concorda?

Enfim, o que quero aqui é mostrar que nem sempre boas ideias de negócio refletem em uma propaganda mentirosa. Não que não exista propaganda mentirosa, eu apenas nunca vi. A estratégia da Skol360 e da Crystal são perfeitas, e sem dúvida nenhuma trazem lucros para suas organizações e equity para marca. Agora se você se sente enganado por isso, faça a melhor coisa que você pode fazer como consumidor – não compre!

O fato é, Skol360 e Crystal tiveram uma boa ideia, não?

Ah, respondendo o post: ambas são águas. :)

Teers!

skol_360c2ba_300410com-limao-garraga-eco-crystal


  • Share/Bookmark
You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Responses to “Qual a semelhança entre Skol360 e Água Crystal?”

  1. rita de cássia pires disse:

    Já q o assunto é publicidade o lançamento da coca cola, com a idéia de personalizar com o nome do consumidor nas latas da bebida zero deu ao fabricante claro, tudo q eles esperavam. Acréscimo absurdo nas vendas da bebida e mais, tornou-se objeto de desejo!!
    Tem familias inteirinhas bebendo coca cola zero só pra ver seu nome estampado na lata.
    Detalhe: não enganaram o consumidor
    Mas foi uma grande jogada !!!

  2. Otis disse:

Powered by WordPress | Baixado em: Meu Tema | See the Latest Cell Phone Deals at Bestincellphones.com. | Thanks to Bank CD Rates, Credit Cards and Binaural beats